terça-feira, 6 de março de 2012

Terminando a lista...



Textos muito bem articulados e extensos pelo português Pedro Moura. Esse é um dos sites mais importantes de quadrinhos que eu tenho visitado. Ele costuma abordar a linguagem, o contexto histórico e conteúdo traçando uma boa teia de referências, e não se limita a um "gênero" de quadrinhos (ele diz que só faz crítica do que gosta, de algum modo). Atualiza frequentemente, mas é legal também buscar por autores e obras interessem especificamente -- há um bom acervo.

André Dahmer, que vem fazendo a série "Quadrinho dos Anos 10", agora tá retomando "Malvados" para A Folha. As entrevistas que vi por aí, as tiras e o contato com ele me foram e são uma experiência libertadora. À esquerda há links para outros trabalhos do autor.


Laerte, esse cara monumental, tá há algum tempo numa fase bem experimental. Esse site não tem sido atualizado, mas estão nele organizadas algumas séries de tiras do Laerte, à direita. Ótimo acervo. Algumas que gosto muito: 10 tiras que abalaram o mundo, Eu, travesti, Sete pecados capitais, Superclose, Muchacha, Manual do Minotauro.


Blog em que o Laerte posta seu trabalho mais recente, mas que tem um bom acervo também.


Quadrinhos do Matt Seneca disponíveis para a leitura. É interessante porque ele costuma descrever o processo de criação de algumas delas. Tem também o Affected, uma série de webcomics que ele vem fazendo.


Blog do Arnaldo Branco em que ele posta as tiras do Mundinho Animal, sobre a indústria cultural brasileira, além de outros trabalhos. Esse vídeo é muito bom. 


É a loja do selo de quadrinhos capitaneado pelo Rafael Coutinho. Tem livros, canecas, camisetas etc. Um projeto muito legal é o Gazzara, em que alguns artistas foram convidados para fazer quadrinhos em grande formato. Cada artista usa 4 pôsteres para compor sua obra, com algumas regras (nesse acho que é o uso de linguagem "assêmica").


Diário de trabalho de Pedro Franz durante a produção de "Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo". Vale a pena dar uma vasculhada no site, desde o primeiro post. Me influenciou bastante na forma como penso quadrinhos. E lá tem disponível os capítulos lançados de "Promessas" para download gratuito. 


Reune textos, imagens e vídeos do Pedro Franz.


Série de humor que gosto muito.


Fundado por DW Ribatski, é um espaço para a reflexão de autores sobre a produção de quadrinhos (deles ou não), em diferentes aspectos. Não é atualizado com muita frequência, mas são textos extensos e bastante inspiradores. 
  
Acervo de tiras do Rafael Sica. Ele é absurdo.


Loja da editora Picturebox. Tem MUITA coisa legal, mesmo que só pra dar uma olhada. Trabalhos de Frank Santoro, CF, Brian Chippendale etc etc.


O site tem colabores com formações diferentes entre si, o que se reflete no conteúdo: críticas, análises teóricas, reportagens, entrevistas. Tem várias sessões e é muito bem organizado. 


O blog da Prego traz notícias relacionadas à produção e divulgação de material próprio. Tem também uma loja com revistas, livros e camisetas. E estão rolando umas promoções por lá!


A Samba foi uma das primeiras revistas de quadrinhos "diferentes" que comprei, há uns 2 anos. O site tá bonitão, reformulado e com atualizações diárias. E tem umas séries novas rolando: Galaxian, Quadrinhos Colagem  e Tiras Abstratas. Ainda tem uma loja, cheia de coisa boa. Ao lado tem uma lista de artistas que integram ou não a Samba.


Esse cara é um monstro da delicadeza. O blog tem vários scans dos cadernos dele, que é autor do tijololindo Big Questions.


Blog do Lafayette, com muita coisa boa. Saiu uma compilação de tiras dele, pela Barba Negra (que tem publicado muita coisa).


Webcomics disponíveis de graça, com boa curadoria. Tem uma loja com produtos à venda, não sei se entregam no Brasil. Artistas que li recentemente foram Michael DeForge, Kevin Huizenga e Jordan Crane.



Bem, é isso. Essa lista é mais uma referência inicial das coisas que tenho visto e preferi compartilhar de forma compacta porque, do contrário, acabaria sem o fazer. Os próximos posts devem mais sobre artistas ou obras em especial.

Pedro Franz

Nenhum comentário:

Postar um comentário